domingo, 8 de fevereiro de 2009

1º Campeonato Anual de Fotos GT4

www.estudioe.com.br/fotosgt4 - Inscrições Abertas!

ALGUMAS DICAS PARA FOTOGRAFAR NO GT4

Fotografar no GT4 é mais fácil que na vida real! Na vida real você só tem uma chance...no GT4 você tem todas chances que quiser. Sem querer ser dono da verdade, mas por já ter fotografado muito na vida real e virtual, vou passar algumas coisas que me ajudam a fotografar.

1. Quando for fotografar, mude a visão de reprodução do vídeo diversas vezes. Se tiverem outros carros use a seta para mudar os carros, isso te dará mais opções de escolher uma boa foto.

2. Se for fotografar um único carro, o ideal é dar voltas bem devagar e até parar o carro em lugares estratégicos. Com o carro parado você pode usar a velocidade da camêra no mínimo (100/125) ganhando qualidade de imagem. Quando o carro estiver de lado e em velocidade, aumente a regulagem - de frente e traseira, pode diminuir.

3. Evite fotografar dentro de túneis, lugares com sombras ou escuros demais. Uma boa iluminação é a primeira regra pra uma ótima foto.

4. Quando escolher os carros, procure cores claras, os carros escuros são mais difíceis de fotografar. Normalmente, pistas e cenários são escuros e não existe contraste entre eles.

5. O foco é muito importante...e você deve fazer em primeiro lugar, pois depois de enquadrar a foto as vezes fica difícil de focar. Escolha o ponto que quer a maior nitidez, o foco é marcado por camadas de distância.

6. A regulagem de "Abertura" é o que regula a profundidade de campo. Quanto menor o valor, menor a área focada, deixando as outras camadas desfocadas.

7. A "Exposição" regula a luminosidade da foto. Use normalmente +0.6 EV e +0.7 EV. O que você vê na tela da televisão é bem mais claro do que no monitor do computador.

8. A "Saturação" podemos comparar com os filmes analógicos. Nos filmes europeus, as cores sempre foram mais suaves e desbotadas (modo igual a versão intermediária do GT4), os filmes japoneses já tem cores fortes com maior saturação. A escolha é uma questão de gosto. Além da P&B que em fotos de arte são mais usadas e dão uma visão nostálgica e forte.

9. Nossa câmera tem uma lente de 14mm (grande angular) fotos bem de perto, até 687 mm (tele-objetiva) fotos de longa distância além de todas as lentes intermediárias.

10. Enquadramento é 50% de uma fotografia. É difícil ensinar e até mesmo explicar como deve ser feito. É uma soma de harmonia, equilíbrio e criatividade.

11. Quando for correr com um carro para fotografá-lo, não deixe de ir antes no "GT Auto" escolher rodas novas e até um aerofólio. É importante também antes de começar..acertar a suspenção!! Mexa na altura do carro (Ride Height), deixando mais alto ou mais baixo e também na inclinação das rodas (Camber Angle)...esses ajustes deixam o carro com mais personalidade e as vezes com cara de "bravo".

12. A soma de cada um desses ítens com um pouco de ousadia e criatividade...fazem a diferença de um fotografo pra outro. Mas não faça uso dessas dicas como uma receita de bolo. Tente inventar, teste novas regulagens, enquadramentos e não tenha medo de tirar uma foto feia...afinal aqui você pode voltar sempre que quiser.

RESUMO:
a) Usando as setas - são 64 câmeras que contornam o carro, com lentes que variam de 14mm até 687mm

b) R1 - "Abertura" de 1.4 até 22.0 - quanto menor o valor menor a faixa de foco, desfocando o resto.

c) R2 - "Velocidade" de 1/60" até 1/4.000" - Carro parado, usar de 1/60" até 1/250" - Carro em movimento, de frente ou trazeira, usar de 1/500 até 1/1250 e carro de perfíl, usar de 1/250" até 1/4.000"

d) L1 - Exposição - de -1.0 EV até + 1.0 EV - O ideal para fotos que serão usadas em computador é de +0.6 ate +0.7.

e) L2 - Filtros - amarelo e azul - usado mais para correções do branco. Mas também pode ser usado para efeitos especiais. "Use com moderação"

f) Quadrado - Foco

g) Triângulo - Saturação - 3 opções: Cores vivas, Cores Suaves e Branco e Preto

h) Bola - Posição da tela - Verical ou Horizontal

i) X - Disparador (clique pra muitos)

j) R - Alavanca - Ajusta o zoon e rotação da tela.

k) L - Alavanca - Enquadra a foto (vertical e horizontal) .

Obs.: Todas as medidas aqui sugeridas, são apenas uma referência.

ABERTURA - PROFUNDIDADE DE CAMPO

Abertura 22 - Foco no Pace Car GT
Abertura 1.4 - Foco no Opera (carro branco) Abertura 1.4 - Foco no Pace Car GT Abertura 1.4 - Foco no carroAbertura 22 - Foco no carro

VELOCIDADE E EXPOSIÇÃO

Regulagem 4 - F 2.8 1/1000 +0.7 EV
Regulagem 3 - F 2.8 1/1000 +0.4 EV
Regulagem 2 - F 2.8 1/1000 +0.0 EV
Regulagem 1 - F 2.8 1/500 +0.0 EV
Foto Default - F 2.8 1/125 +0.0 EV